Sabia que sua empresa está vulnerável aos cyber risks?
De uns tempos para cá ouvimos com mais frequência termos como Cyber Attack, Dark Web, Deep Web, WannaCry, Phishing, Whaling, entre outros. E o que isso tem a ver com a nossa rotina? TUDO!
Na era da Internet das Coisas (ou IoT – Internet of Things), pessoas e empresas, se não se protegerem adequadamente, ficam vulneráveis e são um convite ao ataque dos cibercriminosos. Popularizou-se o roubo de dados - certamente você já recebeu algum e-mail suspeito (e precavido, não o abriu), ou então um alerta do banco avisando que não manda e-mails para que seu cliente não caia em armadilhas e seja redirecionado para website falsos. Isso porque informações pessoais tais como senhas, números de cartão de crédito, de contas bancárias, dos seus documentos e até seus prontuários podem valer uma fortuna no submundo da internet.
Se isso pode te trazer dores de cabeça, imagine quando pensamos nas empresas e nas perdas financeiras envolvidas com um ataque cibernético: perda de produtividade, interrupção de processos produtivos e/ou críticos, despesas extraordinárias para resolver o problema e voltar à normalidade, custos com a violação de dados de terceiros, enfim, um nightmare para os gestores de segurança da informação.
Casos recentes, notórios e públicos ocorridos com grandes corporações (que imaginamos terem um ambiente virtual altamente seguro) demonstraram que ainda há muito a avançar em termos de proteção, não apenas com os dados das Empresas, mas principalmente de seus clientes e fornecedores. E vale lembrar que estes, na relação de consumo, são os mais vulneráveis.
O Seguro, que estuda os riscos mundiais e seus impactos na sociedade, desenvolveu apólices com coberturas que mitigam bastante este risco. No exterior, a emissão de apólices de Proteção Digital começou no final dos anos 90. Por aqui, já temos produtos aprovados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), cuja contratação da apólice já deve ser levada em consideração na previsão orçamentária.
Quer saber mais sobre esta modalidade de seguro, os riscos cobertos, a capacidade do mercado local e como seu custo é calculado? Fale conosco e vamos marcar um bate-papo. Aguardo seu contato! Até a próxima!